Sabiam que na empresa de Telemarketing a qual trabalhei,
dá para encher um Maracanã só de operadores.
Quero te dizer amigo, Operador de telemarketing*
que já senti o que é ter que cumprir uma meta*.
E há dias que só se recebe “não”,
com ou sem educação.
Não conseguir vender um só item,
Ah! É tanta pressão!
Se fosse apenas dizer um “não”,
mas, tem que se escutar tanto palavrão!
Desligam o telefone de forma brutal,
sem agradecer e dar um tchau!
Como se o operador fosse qualquer animal.
E quando é atender o cliente então,
trabalhar no receptivo*, também, não é fácil não.
As vezes é só chateação
Não têm paciência, é só reclamação.
E não se pode dizer para parar de gritar, xingar,
pois, “o cliente tem sempre razão”.
Tem que agüentar sem dizer um “A”.
Já trabalhei no telemarketing ativo* ,
(vendendo) e no receptivo* (atendendo),
Quantos desaforos temos que agüentar.
Mas, tem aqueles que parecem que não têm
ninguém para conversar,
Querem ficar nossos amigos,
querem algo compartilhar.
São pessoas com carências de amizades,
talvez vivam sozinhos em meio a multidão,
temos também que dar um pouco de nossa atenção.
Com cuidado para não estourar o TMA (tempo médio de atendimento).
Senão o supervisor vai sinalizar,
e depois pior a situação poderá ficar.
E para a população, eu peço:
Tenham mais consideração e tratem bem o operador de telemarketing,
aquele que está a trabalhar e tem uma faculdade a pagar
ou uma família para cuidar,
e que não tem culpa se a empresa não cumpre o que tratar.
Seja pelo menos gentil quando o operador te ligar,
para vender um artigo ou serviço de telefonia, ou cartão...
mesmo que você não queira nem se interesse em compar.
Ou quando você ligar para ele para reclamar da operadora de celular,
da energia elétrica, da água, ou algo mais que não está a funcionar.
Lembre-se que ele não tem culpa se algo ruim está.
A empresa é quem deverá o problema solucionar.
E para você meu amigo operador, também peço algo:
Seja honesto com você mesmo e com aquele
que está do outro lado da linha,
não o faça esperar para que um caso ao seu colega possa contar.
Deixe a conversa para depois, não coloque no "mute"*,
só para conversar, xingar, esbraverjar.
Lembre-se que aquele que está do outro lado é ocupado,
tem muitos afazeres e merece respeito.
Vou contar uma parábola que achei muito interessante:
"Conta-se a história de um garoto que,
após ficar aborrecido com sua irmã,
enterrou num campo arado a boneca preferida dela.
A menina ficou muito triste quando percebeu que a boneca tinha desaparecido.
Naquela semana, quando eles estavam assistindo o sermão na igrejinha da localidade, o pregador pregou sobre o dia do juízo de Deus, e afirmou que Deus um dia vai tornar conhecido tudo aquilo que foi feito em segredo neste mundo.
Quando o garoto ouviu estas palavras ele riu-se em seu coração - eu duvido que alguém descubra onde eu escondi a boneca de minha irmã.
Choveu muito naqueles dias e algo interessante aconteceu e que chamou atenção de todos na fazenda.
Havia uma touceira de arroz que crescia solitária no campo.
O pai foi até lá investigar o fenômemo, e,
para sua surpresa descobriu que aquelas plantas saiam do interior da boneca desaparecida de sua filha.
Este brinquedo era feito de um fino tecido e preenchido com sementes de arroz,
as sementes brotaram e romperam a superfície.
Estava descoberto o segredo!"
(Autor Desconhecido)
Seja paciente com os menos experientes, tanto colegas,
quanto clientes,lembre-se que todos nós estamos aqui para aprender
e mesmo quando pensamos que sabemos tudo tem um "tudo" maior para aprendermos.
Seja honesto e evite esperas e demoras.
Receba esta homenagem meu amigo operador de telemarketing.
Tenha cuidado para não se estressar, pois,
a nossa saúde é importante, dela devemos cuidar.
Não se aflija, se ao sair do serviço, o ônibus cheio,
não há lugar para sentar,
e no fim do mês o salário já está todo comprometido por algo a pagar.
Saiba que as coisas não são fáceis, para se adquirir algo, tem que batalhar.
Nunca se esqueça meu amigo que nosso Criador, enviou seu Filho por amor,
e Ele aqui padeceu e morreu, mas, ressuscitou,
Nele você pode se espelhar, confiar sempre.
Ele nunca vai te decepcionar.
Seja em que situação estiver ou dificuldade que for,
Jesus Cristo será sempre seu redentor,
seu alívio em momentos de dor.
Sua profissão é muito importante, neste mundo moderno.
A Bíblia nunca será um livro antiquado ainda que tenha sido escrito há milhares de anos atrás, pois, trata da essência do ser humano.
Enquanto o homem amar, odiar, casar, procriar, sofrer, se alegrar...
este, sempre teve e terá estes sentimentos e feitos,
a Bíblia trata deste lado do ser humano que nunca muda.
A tecnologia só se aperfeiçoa, mas, Deus continua o mesmo,
tudo que Ele fez no passado, os milagres,
Ele continua fazendo e fará sempre.
Deus te abençoe meu amigo!
Significados:
*Meta - Objetivo pré-determinado a ser alcançado, geralmente em vendas de produtos ou serviços.
*Operador de telemarketing – profissional que trabalha em uma central denominada “Call Center”, atendendo clientes, vendendo ou solucionando problemas por telefone.
*Telemarketing receptivo – quando o operador só atende o telefone, para vender algo ou resolver problemas de telefonia celular, fixa, ou algum produto.
*Telemarketing ativo – quando o operador liga para o cliente e oferece algum produto ou algum tipo de serviço, para que este compre, como cartão de crédito, serviços de telefonia, assinatura de jornais e revistas, etc.
* Call Center - sala enorme, talvez um prédio inteiro ou andares inteiros, compostos por cabines individuais, onde há uma mesa, uma cadeira, um computador e um telefone, onde os operadores de telemarketing executam suas atividades.
* Mute - botão que quando acionado o operador escuta o cliente, mas, o cliente não escuta o que o operador diz.
Com amor,
Angela.
Angela muito boa essa carta dos operadores de telemarketing, cheia de rimas e retratando a realidade dos atendentes.
ResponderExcluirParabéns.
Ana Márcia
Obrigada!!
ResponderExcluirObrigada!!
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